As vantagens de tomar chá verde vão muito além do que muita gente pensa. Esse maravilhoso chá, feito com a infusão das folhas da Camellia sinensis, pode ser uma ótima opção pra quem quer perder uns quilinhos e ter uma alimentação equilibrada. Além disso, ele é rico em antioxidantes e várias outras substâncias que fazem bem à saúde.
Alguns estudos apontam que o chá verde pode ajudar a perder peso, aumentar a queima de gordura corporal, diminuir o risco de câncer, prevenir diabetes, melhorar as funções cerebrais e muitas outras vantagens para o organismo. Quer saber quais são os benefícios desse chá tão completo e saboroso? Continue a leitura!
1. POSSUI COMPOSTOS QUE MELHORAM A SAÚDE
Tudo o que a gente consome é convertido em energia para as nossas células, e isso acaba gerando algumas substâncias tóxicas que envelhecem e causam danos ao organismo — conhecidas como radicais livres. O tabagismo, a exposição excessiva ao sol e a poluição também contribuem pra isso.
E é aí que o chá verde entra: ele tem compostos que ajudam a neutralizar os malefícios dessas toxinas nas células, prevenindo uma série de doenças e, principalmente, o envelhecimento precoce. Além disso, tem grandes propriedades medicinais e uma potente ação antioxidante — bem maior que a de frutas e verduras, graças à presença das catequinas, como a EGCG (Epigalocatequina Galato).
Uma dica importante: se a sua intenção for emagrecer, e não curtir o sabor amargo do chá, você pode adicionar algumas folhas de hortelã, canela ou casca de maçã. Mas não use mel ou açúcar, ok? Os dois são igualmente calóricos e contraindicados para a perda de peso.
2. MELHORA AS FUNÇÕES CEREBRAIS
Ele ajuda (e muito!) na melhora das funções cerebrais graças à presença da cafeína, que é um poderoso neuroestimulante e ainda tem grande ação termogênica, incentivando a queima das gordurinhas indesejadas e proporcionando mais energia.
Ele não tem tanta cafeína quanto uma xícara de café, mas a quantidade é suficiente pra bloquear os receptores da adenosina e aumentar a dopamina e a norepinefrina no cérebro — hormônios que ajudam na concentração, melhoram o humor e a memória e proporcionam maior clareza mental.
O consumo regular desse chá também pode reduzir o risco de doenças cerebrais degenerativas, como Alzheimer e demência. Outro dos grandes benefícios do chá verde para o cérebro é a L-teanina, que causa relaxamento e alivia a ansiedade.
3. DIMINUI OS RISCOS DE CÂNCER
O câncer é causado pelo crescimento acelerado das células, e o dano oxidativo contribui pra isso. Mas esse crescimento é inibido com o chá, por causa dos seus vários antioxidantes que previnem os danos celulares causados pelos radicais livres.
Em países com grande consumo desse chá, como o Japão e a China, a incidência de câncer de mama, próstata, colorretal e de ovário costuma ser bem menor. As catequinas do chá verde também podem induzir a morte das células do câncer, evitando o crescimento de tumores.
4. AJUDA A CONTROLAR O PESO
O chá verde tem grande ação termogênica, ou seja, aumenta a utilização das reservas de gordura e diminui a absorção dos ácidos graxos. As catequinas e a cafeína, além de ajudarem na perda e na manutenção do peso, também afetam o sistema nervoso central, fazendo com que você aumente o gasto de energia.
Existem alguns estudos que mostram possíveis benefícios do chá verde sobre o apetite, mas os resultados ainda não são conclusivos. Por isso, até o momento, não foi comprovado que ele diminui a fome.
5. EVITA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Já está mais que comprovado que o chá verde é um grande amigo do coração e das artérias, e é possível associar o seu consumo a uma redução nas taxas de doenças cardiovasculares — que são as maiores causas de morte no mundo.
Alguns dos benefícios do chá verde para o coração são:
- diminuição dos danos que os radicais livres causam nos vasos sanguíneos;
- redução dos níveis de colesterol total;
- melhora das inflamações.
Estudos também demonstram que esse chá diminui o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, e já foi comprovado que quem toma o chá verde apresenta uma taxa menor de colesterol total do que as pessoas que não têm esse hábito.
A explicação pra esse efeito sobre o colesterol são os polifenóis da bebida, que ajudam na eliminação de gordura pelas fezes e no bloqueio da absorção pelo intestino.
6. ATIVA A QUEIMA DE GORDURA CORPORAL
Um dos principais (e mais desejados!) benefícios do chá verde é o seu efeito sobre as terríveis gordurinhas indesejadas, principalmente durante os exercícios físicos.
As catequinas (de novo elas!), em especial a EGCG, estimulam a queima da gordura por meio da inibição da COMT (catecol-O-metiltransferase), uma enzima de nome difícil que degrada o hormônio noradrenalina, responsável por quebrar todas as células de gordura do organismo. Ou seja, quanto mais esse hormônio circular, mais gordurinhas vão para o brejo.
E tem mais: existem evidências de que a cafeína e a EGCG atuam juntas, já que uma potencializa o efeito termogênico da outra. Isso acontece porque elas estimulam o sistema nervoso central, fortalecendo ainda mais o sinal pra que as células de gordura sejam banidas do corpo.
O resultado desse grande encontro que só o chá verde proporciona é ainda mais gordura sendo liberada na circulação, e mais energia pra manter o metabolismo nas alturas.
7. PREVINE DIABETES
A diabetes pode ser provocada tanto pela resistência à insulina quanto pela incapacidade do corpo de produzir esse hormônio responsável pela entrada da glicose nas células.
Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2, que podem estar associados a hábitos ruins como o sedentarismo e a má alimentação.
Há indícios de que, além de regular a glicose no corpo, o chá verde também atua na prevenção e no controle da diabetes, por meio da redução das taxas de açúcar e o aumento da sensibilidade das células à insulina. E isso tudo graças aos polifenóis! Eles atuam:
- inibindo a digestão dos carboidratos;
- absorvendo a glicose;
- estimulando as células do pâncreas a produzirem insulina;
- reduzindo a produção de glicose no fígado.
O consumo diário indicado pra ter todos os benefícios do chá verde é de 3 a 4 xícaras por dia, e sempre fora das refeições pra não atrapalhar a absorção de alguns nutrientes — o ferro e o cálcio, por exemplo. Também é importante não ingerir mais do que essa quantidade, porque o excesso pode causar insônia, gastrite e até aumento da pressão arterial. Consuma com moderação!
Fonte: BTFit